Search

TV Aratu-SBT explora trabalhadores na Bahia

Dinheiro para aumentar o patrimônio é fácil, para investir nos trabalhadores é que a coisa fica difícil?

Além da empolgação dos candidatos fazendo com que a temperatura aumentasse em vários momentos, o debate eleitoral promovido pela TV Aratu-SBT, em Salvador (BA), no dia 21 de setembro, mostrou também o grande investimento feito pela empresa em um estúdio moderno, com auditório confortável e vários novos equipamentos digitais.

Em resumo, dinheiro para aumentar o patrimônio é fácil, para investir nos trabalhadores é que a coisa fica difícil? Cadê a PL (participação nos lucros e resultados), plano de saúde acessível a todos, salários dignos e horas-extras pagas conforme estabelece a Convenção Coletiva de Trabalho?

Dados oficiais da TV Aratu-SBT divulgados amplamente pela imprensa mostram que a empresa investirá R$ 4,6 milhões até 2010 na construção de novos estúdios, compra de equipamentos digitais e digitalização do acervo. A transmissão em TV digital está prevista para acontecer, em fase experimental, até o final deste ano.

Cerca de R$ 2,8 milhões já foram aplicados nos estúdios, cenários e em equipamento técnico. Itens de iluminação, sonorização e climatização também foram adquiridos.

Os trabalhadores da TV Aratu-SBT, no entanto, enfrentam a precarização na contratação. Vários são contratados como temporários quando deveriam ser por tempo indeterminado com todos os direitos trabalhistas assegurados.

O Plano de Saúde é caríssimo e somente os que ocupam cargos de confiança e ganham muito podem pagar. Para a maioria, na prática, não existe plano de saúde.

Levantamento recente feito pelo Sinterp na Bahia identificou todos os contratos homologados na Justiça do Trabalho em uma evidente tentativa de fraudar a legislação.

A TV Aratu-SBT está na mira do Sinterp e esta prática terá fim, porém, é preciso que a categoria responda na base e proteste contra tantas e tamanhas formas de exploração existente na empresa.

A Fitert já manifestou seu apoio a luta contra este absurdo e solicitamos que os demais sindicatos filiados denunciem este absurdo na TV Aratu-SBT.