Search

Trabalhadores da EBC suspendem greve

Trabalhadores da EBC suspendem greve

A greve dos trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) iniciada no dia 29 e suspensa no dia 30 de outubro aconteceu com menos de um ano após sua criação. A participação foi maior nas sedes de Brasília e Rio de Janeiro, que congregam maior parte do quadro funcional da estatal. Os empregados de São Paulo, em sua maioria absoluta contratados temporariamente e não por concurso, não aderiram à paralisação aprovando apenas o estado de greve permanente.

A Fitert acompanhou o movimento onde os trabalhadores reivindicam abono financeiro linear (divisão dos restos da folha de pagamento igualmente entre os funcionários), abono social (liberação dos cinco dias não previstos no contrato de trabalho que abrange 30 dias mensais), abonos para situações específicas como casamento e falecimento e reajuste do piso e dos salários. Como a resolução do acordo coletivo é emergencial, trabalhadores e diretoria fecharam um acordo. A paralisação das atividades está suspensa e o atual acordo coletivo será prorrogado, inicialmente, por mais oito dias, período em que ambas as partes esperam concluir as negociações.

Uma assembleia em Brasília, já agendada para o próximo dia 5 de novembro, irá avaliar as contrapropostas da direção. Entre os compromissos já assumidos pela direção está garantir, no acordo-coletivo, a reposição da inflação no último período.
Pela proposta, o reajuste, de 7,1%, seria concedido a todos os empregados do quadro, além dos cargos em comissão e os funcionários contratados por tempo determinado, que não estavam incluídos na proposta de acordo salarial apresentada pela EBC. Outro compromisso exigido e aceito pela direção é que não haverá retaliação aos trabalhadores que aderiram à paralisação.

Outra reivindicação refere-se ao Plano de Cargos e Salários tendo em vista que o atual apresenta problemas por ter sido construído sem a participação dos funcionários, por não ter critérios objetivos para avaliação e progressão na carreira e por prever pisos muito baixos. Há R$ 380 milhões no orçamento para a EBC para 2009 e sendo assim nada justifica a falta de uma melhor remuneração e valorização dos trabalhadores.