Search

Governo faz doação de terreno para associações Filarmônica Dom José Palmeira Lessa e Comunitária Imprensa FM

Governo faz doação de terreno para associações

Na manhã desta quarta-feira (09) foi assinado o termo de permissão de uso, a título precário e gratuito, de um terreno de propriedade do Estado, situado no bairro Cidade Nova, em Aracaju, para a Associação Filarmônica Dom José Palmeira Lessa e Associação Comunitária Imprensa FM. O ato aconteceu na sala de reunião da Secretaria de Estado da Administração (Sead).

No ato, assinaram o termo de permissão de uso do terreno o secretário de Estado da Administração (Sead), Dernival Neto, representando o Governo do Estado;  o coordenador da Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Arquidiocese de Aracaju e presidente da Filarmônica, padre Marcelo Conceição dos Santos; e o diretor-geral da Associação Comunitária Imprensa FM, Fernando Cabral.

Os permissionários utilizarão o terreno cedido para a construção e instalação do transmissor da Rádio Comunitária e para a sede da Associação Filarmônica, não podendo ceder ou sub-rogar, no todo, ou em parte, os direitos e obrigações a eles inerentes, sob pena de rescisão do instrumento legal.

Governo faz doação de terreno para associações

Para o secretário Dernival Neto, a intenção do ato de doação de um terreno pertencente ao estado é fomentar a instalação de duas instituições muito importantes para a sociedade sergipana. “Então, fico muito feliz de estar, neste momento, sendo o secretário de Administração e fazer parte dessa história”.

Ressalta Dernival: “Fico feliz, mais ainda, por ser filho de um radialista  [Alcival Gomes], que militou muitos anos no rádio sergipano e tem uma história muito grande dedicada tanto ao rádio quanto ao movimento sindical da rádio, da televisão e da imprensa de forma geral. Passei de um garotinho que andava nos estúdios de rádio para alguém que tem a oportunidade de contribuir com o engrandecimento do rádio sergipano”.

Segundo o Padre Marcelo, a doação do terreno representa para a Associação Filarmônica Dom José Palmeira Lessa um sonho realizado por existir, já há quase 10 anos e não ter uma sede própria. “Se avulta então, para nós, o sonho realizado de termos um espaço onde nossos jovens poderão desenvolver suas habilidades musicais. Certamente, também, poderão se encontrar e promover a inserção, a comunicação e acima de tudo esta possibilidade do encontro onde mais e mais se faz necessário em uma sociedade tão fragilizada pelo individualismo”.

Fernando Cabral agradeceu ao secretário Dernival.  “É um momento que a gente registra a história da comunicação sergipana. É um sonho da Associação Imprensa FM, que é composta por vários sindicatos, que nós perseguimos há mais de 10 anos. São 10 anos desde que o Sindicato dos Radialistas convidou esse agrupamento de entidades para que sonhássemos juntos um canal de comunicação comunitário em Aracaju. Graças a Deus conseguimos a autorização, mas tínhamos uma dificuldade que era a instalação dos nossos transmissores. Descobrimos um terreno, terreno público, no bairro Cidade Nova, e começamos a percorrer para buscarmos esse espaço para o governo nos ceder e podermos instalar nossos transmissores”.

Prossegue Cabral, “Para nossa surpresa, quando chegamos na Administração, na Superintendência de Patrimônio, tivemos a notícia de que também tinha um pedido da igreja católica, do Padre Marcelo Conceição, para a instalação da sede da Filarmônica Dom José Palmeira Lessa, que também é um trabalho de longos anos no bairro Dom Luciano, desenvolvido pelo Padre Marcelo.  Juntamos a conversa com o Padre e deu certo. Num espaço recorde de tempo, o Governo de Sergipe cedeu para as duas instituições o terreno e nós, da Associação Imprensa FM, ficamos agradecidos e emocionados com a atenção do secretário Dernival. Acho que num espaço de, no máximo de 6 meses, a gente coloca a emissora Imprensa FM 105.9, tudo o que você quer no ar, para falar para o povo de Aracaju. Muito obrigado”.

Composição da Associação

Integram a Associação Comunitária Imprensa FM o Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Trabalhadores Públicos de Sergipe, Federação dos Aposentados e Pensionistas do Estado de Sergipe, Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Público de Aracaju, Associação Centro Cultural São João de Deus e Associação dos Aposentados.

Governo faz doação de terreno para associações

Participantes

Participaram também do ato de permissão de uso de terreno o superintendente de Gestão de Patrimônio do Estado (Supat), Wedson Nunes; e os presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores nos Serviços Públicos (Sintrase), Diego Menezes e dos Bancários, Ivânia Pereira; o presidente da Federação das Associações de Aposentados Pensionistas e Idosos do Estado de Sergipe (FAAPISE), Geraldo Firmino; os representantes do Sindicato dos Radialistas José Carivaldo dos Santos e Benjamin Gonçalves; e do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Aracaju (SINTTRA), Miguel Belarmino da Paixão e Allan Marques.