Search

Fitert participa de audiência com ministro do trabalho na busca de avançar nas pautas dos radialistas.

Os radialistas e Dirigentes da FITERT – Fernando Cabral – diretor coordenador, José Antonio – Secretário de relações Institucionais, Alex Carvalho – Conselho Fiscal e presidente do sindicato dos radialistas de Sergipe, Celene Lemos, radialista do Distrito Federal e a auditora fiscal e superintendente substituta da superintendência Regional do trabalho do Estado de Sergipe Dra. Roseniura Santos, acompanhados do secretário de Relações do Trabalho da CTB e presidente da CTB-DF, Flauzino Antunes, foram recebidos no ministério do trabalho e emprego, nesta segunda-feira (20), para discutir as demandas de interesses dos radialistas brasileiros, a reunião contou com a presença do ministro do trabalho Luiz Marinho, do Secretário de Relações do Trabalho Sr. Marcos Perioto e do Sr. Carlos Augusto Simões Gonçalvez Júnior – secretário de proteção ao trabalhador. Durante a reunião foram discutidas diversas demandas de interesses dos radialistas brasileiros.

 

Reivindicações dos radialistas:

  1. Regulação/normatização da concessão de registro profissional em todo o território nacional para os radialistas: foi discutida durante a reunião este ponto, a FITERT apontou falhas em não termos um critério claro e uniforme para concessão de registro profissional aos radialistas. Essa demanda busca estabelecer critérios claros e específicos para a concessão do registro profissional, garantindo a qualificação dos profissionais da área.
  2. Inclusão das funções dos radialistas no CBO do MTE:Um tema crucial para a categoria foi tratado na reunião, para a FITERT, é fundamental a inclusão dos radialistas no CBO, pois entendemos ser um instrumento utilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego para padronização e classificação das profissões e suas respectivas funções. A ausência de todas as funções contidas na lei dos radialistas nesse código implica em uma lacuna na classificação e reconhecimento oficial dos profissionais.
  3. Novo marco legal para as funções: Um tema que necessita avançar frente aos ataques que a categoria vem sofrendo nos últimos anos, pois com os adventos dos avanços tecnológicos e suas transformações, é necessário que faça um novo marco legal das funções que atendam as demandas necessárias para o setor.

O ministro Luiz Marinho, se comprometeu em criar um Grupo de Trabalho (GT), para debater a pauta apresentada.

A criação de um GT, com representantes dos trabalhadores tem como objetivo avançar nas discussões e propor medidas concretas para a regulamentação do registro profissional em todo o país e avançar para um novo marco legal das funções.

A FITERT e a CTB reivindicaram a inclusão dos radialistas no CBO, o que é um passo importante para a valorização e o reconhecimento da categoria. O GT formado para tratar das pautas apresentada ao ministro LUIZ MARINHO e sua equipe, buscará elaborar propostas que possam ser adotadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

FITERT CONTINUA SUA TRINCHEIRA DE LUTA PELOS AVANÇOS NECESSÁRIOS PARA A VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO E DOS PROFISSIONAIS NO BRASIL.