Search

Criminoso que matou radialista no Rio Grande do Norte é preso

MORTVALÉRIO LUIZ FOI "CONDENADO” A ESTAR EM LIBERDADE! ISSO MESMO!!! VERGONHA DO NOSSO PODER JUDICIÁRIO!!! Valério Luiz foi assassinado brutalmente a tiros na porta da rádio em que trabalhava, em 5 de julho de 2012, na época, a investigação da Polícia apontou Maurício Sampaio como mandante do crime por causa de críticas que Valério fazia a diretoria do Atlético-GO. A Federação dos Radialistas – FITERT denunciou o crime como atentado contra o livre exercício profissional as autoridades brasileira e a ONU, pedindo a imediata punição aos envolvidos no caso. Passados 10 anos a justiça marca audiência de julgamento dos envolvidos na morte do Radialista. A família e a sociedade tinha esperança de ver todos os envolvidos sendo punidos pelas atrocidades cometidas contra quem exerce sua profissão com liberdade prevista na nossa carta magna. No dia 10/11 as justiça de Goiás condena no caso Valério Luiz: Maurício Sampaio, Ademá Figueiredo, Urbano Malta e Marcus Vinícius. A injustiça assolou a esperança dois dias depois da condenação ao nos depararmos com a concessão de um habeas corpus injusto para quem ceifou a vida de um ser humanos que apenas fazia comentários profissionais sobre a forma de conduzir um clube de futebol. A FITERT vem a público se solidarizar com a família do radialista VALERIO LUIZ e ao mesmo tempo repudiar contra a concessão do habeas corpus de soltura de um condenado pela justiça depois de 10 anos respondendo em liberdade. A FITERT pede a justiça que reveja essa soltura e, mantenha o cumprimento da decisão tomada no julgamento que condenou todos os envolvidos pela morte do Radialista VALERIO LUIZ para que possamos entender que liberdade de expressão e informação prevista na constituição federal nos garante o livre exercício JUSTIÇA PARA A FAMILIA DO VALÉRIO CONTINUE VIVENDO EM PAZ E SEGURAÇA.

Retirado do Portal Imprensa
(Título original: Radialista foi morto no RN por reportagem sobre roubo, segundo autor do crime)

Na última terça-feira (19), a Polícia Civil da cidade de Caicó (RN), apresentou o responsável pelo assassinato do jornalista e radialista Francisco Gomes de Medeiros, conhecido como F. Gomes, executado a tiros, em frente à sua casa, na última segunda-feira (18).
O crime, segundo o autor, João Francisco dos Santos, chamado de “Dão”, teria sido motivado por uma reportagem feita por F.Gomes, em 2007, sobre sua prisão por roubo qualificado.
Dão, preso pela Polícia Militar horas após o assassinato, afirmou que a visibilidade do crime teria influenciado a Justiça a condená-lo a um ano e sete meses de prisão. Enquanto preso, Dão planejou o assassinato de F.Gomes.
Em depoimento ao delegado Ronaldo Gomes, da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), o criminoso contou que começou a estudar a rotina do jornalista há trinta dias e descobriu que ele costumava ficar em frente de casa conversando com amigos.
O revólver calibre 38 utilizado no assassinato, segundo Dão, foi comprado por R$ 550 em um local conhecido como Beco da Troca. As informações são do Tribuna do Norte.

“Cala boca à imprensa”
Na última terça-feira (20), antes do anúncio da captura de Dão, a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte (Sindjorn), Nelly Carlos Maia, disse em entrevista ao Portal IMPRENSA que tudo indicava que o crime teria sido uma espécie de “cala boca” à imprensa da região.
“Ele apurava (o caso de) compra de votos por crack em período eleitoral, e ele pagou com a vida. Esse crime não pode ficar impune. Hoje em dia o primeiro poder é formado pela marginalidade aqui no Rio Grande do Norte. é revoltante, é de ficar indignado”, declarou.