Sintert-Amapá participa da I Copa Imprensa de Fut-lama

A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do Amapá (Sintert-AP), foi convidado a participar da I Copa Imprensa de Fut-Lama.

A reunião de organização do evento aconteceu no auditório da Federação Amapaense de Futebol na última quinta-feira (13), com presença do presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Amapá (Aceap), Carlos Brito, presidente da Federação Amapaense de Fut-Lama, Mário Frota, e de José Maria, presidente do Sintert-Amapá.

A modalidade começou em 2002, no Amapá, mas foi em 2007 que o chamado fut-lama se consolidou com a criação da Federação Amapaense.

O Fut-Lama é uma adaptação do futebol tradicional,  a única diferença é que ao invés de campos e arenas os jogadores utilizam a lama do Rio Amazonas quando a maré está em baixa. Cada time é formado por 8 jogadores e as regras são as mesmas do futsal. Apenas o escanteio é diferente: pode ser cobrado tanto com os pés quanto com as mãos.

O evento está sendo organizado pela Aceap, em parceria com a Federação de Fut-Lama. Pelo menos 15 equipes de trabalhadores da imprensa do Amapá já confirmaram sua participação.

O lançamento da I Copa Imprensa de Fut-Lama será no dia 28 de maio e a abertura no dia seguinte, ao lado do Trapiche Eliezer Levi, em frente a cidade de Macapá.

De acordo com Mário Frota,  para a realização da modalidade “é preciso ficar de olho na tábua de maré. Ou seja, marcamos os jogos para dias e horas em que a maré está baixa e então usamos a areia molhada (lama) para praticarmos o esporte”, esclareceu.

O campo é móvel e montado na hora do jogo. Ao término da partida, ele é desmontado para não poluir a natureza. Os melhores horários para a sua prática são na parte da manhã, ou no fim da tarde, porque depende da maré.

Antes mesmo de ter bola, as pessoas utilizavam a aninga, uma planta aquática encontrada na beira do rio Amazonas e que servia como bola.

Representantes de equipes e delegados da federação e Aceap.
Representantes de equipes e delegados da federação e Aceap.
Presidente do Sintert-AP, José Maria, presidente da Aceap, Carlos Brito, e Mário Frota, presidente da Federação de Fut-Lama.
Jogo realizado anteriormente.

Fonte: Sindicato dos Radialistas do Amapá.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA