Sintert-AP se reúne com cronistas esportivos da região

A direção do SINTERT-AP se reuniu na última quinta-feira (6), com os principais cronistas esportivos do Amapá, no auditório da Federação Amapaense de Futebol (FAF), para esclarecer alguns detalhes sobre a profissão de radialista, bem como sobre a função de cronista, já que uma fatia bem minúscula desse setor alega ser cronista esportivo, mas não é radialista.

Foi bem explicado pelo sindicalista José Maria, que a Lei nº 6615/78 regulamenta a profissão de radialista, bem como 94 funções, dentre estas a de cronista. José Maria os incentivou a requerer o Registro Profissional junto ao Ministério do Trabalho, conforme a função de sua atividade. O Sindicato já planeja comemorações ao dia 8 de dezembro, Dia Mundial do Cronista Esportivo. A data é escolhida devido ao acontecimento com Aulus Lépidus, o mártir da crônica esportiva e o primeiro a descrever um duelo entre escravos e leões no jornal Acta Diurna de Roma, que morreu devorado por famintos animais no Coliseu.

Mas o ponto fundamental do encontro foi tratar do possível benefício que o GEA deve liberar aos que fazem a cobertura do campeonato “Amapazão 2017” e os radialistas se sentiram contemplados. Ainda haverá outro encontro para efetivação do compromisso.

Fonte: Sindicato dos Radialistas do Amapá

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA