Sindicato dos Radialistas do Pará inicia negociação inédita com Seta

Após longo processo na justiça paraense, o Sindicato dos Radialistas do Pará conquistou no final de 2016 a representação legal dos trabalhadores em operadoras de televisão por assinatura do estado. Agora, acompanhando a data base nacional, o sindicato e o Seta (Sindicato Nacional das Empresas Operadoras de Televisão por Assinatura e de Serviço de Acesso Condicionado) iniciaram as negociações para a campanha salarial de 2017.

Antônio Araújo, presidente do Sinrad-PA; Sideneu Conceição, advogado do Sinrad-PA; Dione Conceição, advogada do Sinrad-PA; e José Guilherme, advogado do Seta.

No último dia 12 (quarta-feira), o presidente do Sindicato dos Radialistas do Pará, Antônio Araújo, e os advogados do sindicato, representaram a entidade dos trabalhadores na primeira rodada de negociações, que aconteceu na cidade de São Paulo, e reapresentaram ao sindicato patronal a proposta enviada em dezembro de 2016.

Entre os itens de toda a proposta, as principais demandas dos trabalhadores são: 15% de aumento, considerando a falta de reajuste desde 2015; o pagamento de vale-refeição, hoje não realizado pelas empresas; recebimento de participação nos lucros; pagamento de horas extras, com a automática extinção do banco de horas; e a implantação do auxílio creche para as mulheres radialistas.

Para Araújo, “esta primeira reunião foi de grande valia, pois ao menos encaminhamos alguns itens e conseguimos o compromisso de fechamento de acordo o mais breve possível”. Ele também destaca a força da atuação da categoria em seus locais de trabalho e afirma que “os trabalhadores estão de parabéns, porque não estão abrindo mão de seus direitos, mesmo sofrendo represálias nas empresas”.

Agora a expectativa é que o Seta agende nova reunião para apresentação de contraproposta até a próxima semana. Em seguida, o sindicato deve realizar assembleia com a categoria para análise e votação da contraproposta patronal.

Fonte: Da redação, com informações do sindicato.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA