Sindicato do RJ faz reunião com a diretoria da RitTV

Na presença de representantes da RitTV, a Pastora Iara, a Gerente Jurídica da emissora, um dos Gestores do setor técnico, e do Sindicato Radialistas RJ, o Presidente Leonel, o dirigente Renato, também funcionário da RitTV e o dirigente Sérgio Rocha, discutiram dois assuntos importantes a partir de irregularidades que vinham ocorrendo na empresa. Os eixos da conversa foram: acúmulos de função recorrentes e problemas no modelo de jornada de trabalho (pagamento/compensação de horas extras).

Acúmulos de função na empresa:
O sindicato relatou os acúmulos e perguntou quais soluções a empresa poderia dar. Verificamos acúmulo de funções nos setores de manutenção técnica, de audio, de proução (no qual estagiários são colocados para funções de produtores), de programação, e de cenografia (contra-regra e maquinário).
A RitTV respondeu literalmente o seguinte: “A Lei dos Radialistas é incumprível mediante os recursos que a RitTV tem.”

O argumento vem dar peso ao discurso do medo: é melhor acumular função do que demitir. Mas não é porque se alega crise que abriremos mão dos nossos direitos. Se a empresa se propõe a prestar um serviço público de Televisão, precisa arcar com os custos previstos por lei.

Depois deste debate, a empresa aceitou fazer reuniões periódicas com o Sindicato para aos poucos regularizar os acúmulos de função, começando pelas remunerações mais baixas. Elas acontecerão mensalmente.

Jornada de Trabalho
O Sindicato informou que o modelo utilizado atualmente pela RitTV para as jornadas de trabalho é irregular. Hoje, a empresa coloca o radialista para fazer horas extras durante a semana, que viriam a cobrir uma folga, no sábado. A empresa alegou que tem acordos individuais com os trabalhadores. Mas esclarecemos que estes acordos são inválidos, pois ferem a Lei dos Radialistas. Para ajudar a resolver a situação, esclarecemos aos gestores que a regulamentação do pagamento/compensação de horas extras deve ser feita através de Acordo Coletivo de Trabalho. Então, a empresa concordou em receber uma proposta de Acordo. Agora, o Sindicato irá realizar reuniões e assembleias com os trabalhadores da RitTV para montar uma proposta que represente a vontade dos funcionários da emissora.

Fonte: Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA