Sindicato do Amapá discute registro profissional para radialista esportivo

A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do Amapá (Sintert AP), preocupada com a situação dos profissionais que militam na imprensa esportiva, nas mais diversas modalidades, e apresentação de programas em emissoras de rádio, TV e WEB, e após longa conversa com o presidente da Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos (Abrace), Kleiber Beltrão, já está elaborando realizar uma assembleia em breve, e convidará a categoria, para esclarecer sobre a importância de possuir o registro profissional na função que desenvolve, documento este emitido única e exclusivamente pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social.

No Amapá ainda não é possível saber o quantitativo de pessoas que integram esta área. Mas, de acordo com o sistema de Registro Profissional do Ministério do Trabalho, apenas dois radialistas esportivos possuem a referida habilitação. Desde já, convocamos aqueles que labutam na crônica esportiva amapaense para tomar informações no sindicato e saber quais os procedimentos.

Destacamos que queremos que todos os profissionais deste seguimento possuam este documento e na data em que se comemora mundialmente o Dia do Cronista Esportivo, 8 de dezembro, queremos promover uma festa específica para esta finalidade.

O dia do Cronista Esportivo é comemorado no mundo inteiro no dia 8 de dezembro, data em que Aulus Lépidus, o mártir da crônica esportiva e o primeiro a descrever um duelo entre escravos e leões no jornal Acta Diurna de Rom.

O cronista esportivo é o profissional que entra com a razão onde todo mundo entra com o coração, o mundo do esporte. Além de narrar jogos e provas esportivas, o cronista faz comentários racionais sobre a lógica do esporte.

Fonte: Sindicato dos Radialistas do Amapá.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA