EBC inicia greve nesta terça

Em assembleia, os trabalhadores da EBC decidiram pela greve a partir desta terça-feira (14/11).
A paralisação é a única saída encontrada pelos trabalhadores e sindicatos de radialistas e jornalistas das quatro praças onde a empresa atua (Brasília, Maranhão, Rio de Janeiro e São Paulo) após oito reuniões de negociação, nas quais a direção da EBC não apresentou nenhuma proposta econômica e ainda insiste em retirar direitos já previstos no acordo coletivo de trabalho em vigor.
“O objetivo é mostrar para a empresa a besteira que está fazendo insistindo na proposta de reajuste zero e corte de direitos”, aponta Marco Clemente, dirigente do Sindicato dos Radialistas do Distrito Federal.
Está prevista para o dia 16 uma nova rodada de negociações com a empresa.

Razões da greve

– A EBC deseja congelar os salários, prevendo reajuste zero para todas as cláusulas econômicas: salário, tickets, auxílio creche e auxílio pessoas com deficiência.
– A direção da empresa ainda deseja acabar com os dois tickets extras, com vale cultura e com a multa de descumprimento do ACT.
– A EBC ainda quer retirar direitos nas cláusulas relativas ao transporte, anuênio/quinquênios (para quem ingressar na empresa a partir deste ano), verbas rescisórias e homologações.
– A empresa ainda não aceitou propostas apresentadas pela assembleia sobre a gratificação de função, férias, intrajornada e contribuição assistencial.
– A EBC ainda rejeitou todas as novas cláusulas dos trabalhadores, como preservação do quadro, direito de consciência, controle de frequência, mesa permanente, redução de jornada.
– Enquanto os empregados recuaram em 17 proposta, mantendo o texto do ACT atual, a direção da EBC só aceitou recuar em 3 propostas na última mesa.
– Contra as perseguições, censuras, ameaças implementadas pela direção da EBC no último ano. Em defesa da comunicação pública!

  • Fonte: Da redação, com informações do Sindicato do DF

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA