Intervozes impulsiona debate sobre necessidade de campanha em defesa da internet livre e plural

No último dia 18, o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social lançou em suas plataformas virtuais o primeiro teaser convidando organizações, coletivos e ativistas envolvidos com a defesa de uma internet livre e plural, onde os direitos humanos sejam promovidos e garantidos, para construir a campanha “Conecte seus Direitos”, que tem o intuito de defender a internet livre, plural e segura para todos e todas. O Intervozes é uma das organizações que atuam em defesa da efetivação plena dos direitos humanos na comunicação brasileira.

A ideia da campanha surgiu durante o Seminário “Liberdade de Expressão e Direitos Humanos na Internet: em busca do equilíbrio”, realizado pelo Intervozes em parceria com o Conselho Nacional de Direitos Humanos, lançaremos um conjunto de 5 vídeos como pontapé para a discussão sobre a campanha. E o Intervozes ressalta que neste momento “é necessário discutir a institucionalização do debate sobre direitos, diversidade e pluralidade do mundo da internet, focando na busca do equilíbrio entre o direito à liberdade de expressão, tão fundamental para a garantia da democracia, e outros direitos, como o de privacidade”. 

O chamado é voltado principalmente para organizações, coletivos e ativistas envolvidos na defesa desta pauta. Nas páginas do Facebook e YouTube do Intervozes já é possível assistir ao teaser que debate a atual situação da internet como reflexo da sociedade. 

A proposta é construir coletivamente uma campanha que ainda contará com outros materiais e ações. Além de debate em espaços virtuais e presenciais. No dia 16 de novembro, por exemplo, às 16h30, o Intervozes convida todos os interessados (pessoas e organizações) para uma nova discussão sobre o tema durante o VII Fórum da Internet no Brasil, que acontece no Rio de Janeiro.

Quem quiser participar do workshop promovido pelo Intervozes deverá se inscrever para participar de toda a programação do Fórum, que será realizado de 14 a 17 de novembro de 2017 com o tema “Moldando seu futuro digital”. Ainda é possível se inscrever até o dia 10 de novembro, mas a confirmação da inscrição estará sujeita à demanda. 

O Fórum da Internet no Brasil é promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde 2011 e consiste em atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF).

A Fitert pretende aderir à campanha e orienta os sindicatos a fazerem o mesmo. As entidades da Coalizão Direitos na Rede também estão dialogando e se comprometendo com a iniciativa.

Confira aqui o primeiro teaser lançado pelo Intervozes.
Inscreva-se aqui para participar VII Fórum da Internet no Brasil. 
Saiba mais sobre o Fórum aqui.
Saiba mais aqui sobre a campanha “Conecte seus direitos”.

Fonte: Da redação com informações do Intervozes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA